MENU

A fotografia me prova todos os dias que é meio e não fim. Sem ela por exemplo não conheceria tanta gente e tantos lugares fantásticos.

Estou neste momento numa varanda as margens do Rio Paraguai, em Cáceres, MT. Terra linda, luz linda, povo simples e acolhedor. Gente engraçada. Tempo para refletir, conversar, rever minha vida e de refazer conexões que com o tempo se enfraquecem. Meu aprendizado começou ontem. Que cheguem os alunos e que no meu workshop favorito, possamos aprender juntos.

Iniciaremos os trabalhos na segunda feira. 5 dias de trabalho e vivências que para mim não tem preço. Difícil explicar algo como o Workshop do Olhar. Quem fez que fale por mim.

Se há algum interessado, temos uma última vaguinha………É só ligar para o Angelton que ele resolve tudo. (65) 9949-6565 / (65) 8118-5191

Comentários

Vinicius,

É realmente difícil explicar o Workshop do Olhar. O que posso dizer é que desde que participei deste ws em Ouro Preto, tenho vivido situações que mostram o quanto essa experiência foi marcante para mim.

Na última semana estive fazendo um novo workshop com você em BH, no qual você falou sobre assuntos muito importantes que, apesar do pouco tempo passado do Ws do Olhar até hoje, eu já havia esquecido. Um deles me chamou a atenção, pois me fez lembrar de uma experiência vivida por mim há alguns dias.

Durante a aula você falou sobre as crianças e sobre a forma com que elas veem o mundo, sem regras, sem medo de serem julgadas. Eu tenho um casal de filhos: o Bruno, de 10 anos e a Daniela, de 6. Eu, meu marido e as crianças fomos passar o feriado de Corpus Christi em Imbassaí, litoral norte da Bahia. Um dia estávamos na praia e passou um vendedor que fazia pulseiras com nomes. Meus filhos se interessaram e eu pedi que ele fizesse uma para cada. O vendedor se sentou um pouco longe de nós, à sombra de uma barraca e começou a fazer as pulseiras. Eu continuei onde estava e, cinco minutos depois, procurei as crianças e elas estavam lá, ao lado do vendedor, conversando com ele. Neste momento me lembrei que no Ws do Olhar você havia falado sobre as crianças, sobre a maneira que elas têm de ver o mundo sem preconceitos. Resolvi me juntar a eles. Comecei também a conversar com o vendedor e, em 5 minutos de papo soube que ele já havia visitado alguns lugares do Rio, que morava na Praia do Forte, que além de vender pulseiras na praia ele era também músico e estava ali em Imbassaí para assistir ao show que Gilberto Gil faria à noite, já que Gil já havia assistido a um show seu. Erro dos erros: a empolgação foi tão grande, que perguntei tudo, menos o nome dele. Paciência. Saí de lá feliz, mesmo assim.

Pode parecer bobagem, mas para mim foi um grande avanço. Sempre tive muita dificuldade para me aproximar das pessoas e o Workshop do Olhar me ajudou a ver que não é tão difícil assim. Aprendi que todo mundo tem alguma coisa a oferecer, basta você estar aberto e disposto a trocar.

Uma vez li num livro do Dalai Lama que para nos aproximarmos das pessoas devemos vê-las como iguais. Nem melhores, nem piores. Iguais. Um fotógrafo renomado, antes de ser um fotógrafo renomado, é um ser humano igualzinho a você. Um pescador, um artesão, uma vendedora de cachaça (como a que fotografei em Ouro Preto), um administrador, um vendedor de pulseiras… Todo mundo é igual. Este pensamento, somado à experiência que tive no Workshop do Olhar tem me ajudado muito.

Não sei dizer se o Workshop do Olhar melhorou a minha fotografia. Mas digo com toda certeza que aquela experiência mudou a minha vida.

Recomendo. Experiencia pra vida!

Ainda não tive a oportunidade de fazer este Worksshop, mas só de apreciar essa foto me sinto maravilhada com tamanha perfeição e beleza.
Sucesso!!!
Abraço,
Renata Ivo (ex-aluna da sua escola)

O WS do Olhar eh indescritível, somente passando pela experiência. O que posso testemunhar eh que o WS mudou minha percepção não só do relação aa fotografia, mas também no modo de ver as pessoas e o mundo. O grupo de Ouro Preto mantém contato permanente, fiz ótimos amigos. Vinicius, continue a sua missão. Abraço grande e sucesso por aí.

Sou prova disso!! Sucesso nesse, como nos anteriores alcançados!!!
Gde. Abraço!

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU