MENU

Nos meus últimas workshops e palestras tenho sido sempre abordado com perguntas sobre os LEDS que eu utilizo. Um assunto que gera muita curiosidade pois foge dos padrões de iluminação “politicamente corretos”,  Fui pioneiro na utilização de LEDs na fotografia de casamento. Na verdade comecei a utilizá-los há 3 anos atrás. Eu comprava LEDS de camelôs de baixíssima qualidade pois era o que tinha disponível na época. Naquele tempo os videógrafos ainda utilizavam na sua grande maioria as lâmpadas halógenas de 3200K, grandes, desengonçadas, pesadas e movidas a bateria. Aquela bateria gigantesca, acho que de moto. Lembrou?

En mis últimos workshops y conferencias me han abordado siempre con preguntas sobre los Leds que utilizo. Un tema que genera mucha curiosidad, pues huye de los patrones de iluminación “políticamente correctos”. Fui pionero en el uso de Leds en la fotografía de bodas. En realidad, comencé a usarlos tres años atrás. Yo compraba Leds de vendedores ambulantes de bajísima calidad, pues era lo que había disponible en esa época. En aquel tiempo, los videógrafos aún utilizaban, en su gran mayoría, las lámparas halógenas de 3200K, grandes, pesadas y movidas a batería. Aquella batería gigantesca, creo que de moto. ¿Recuerdan?

Esses LEDs de pesca no entanto apresentavam alguns probleminhas e limitações:

1. A luz não era branca, e as mesmas lanternas possuiam leds de com variações na cor e potência. Alguns eram roxos. Imagina!

2. Se estragavam facilmente. Tenho 4 delas quebradas aqui na minha gavetinha. O preço era baixo mas a qualidade era de chorar e por várias vezes comprei lanternas de reposição já que não valia a pena arrumá-las.

3. Elas não possuiam dimmer ou melhor, era impossível controlar a potência das mesmas.

Esos Leds de pesca, sin embargo, presentaban algunos problemitas y limitaciones:

1.    La luz no era blanca, y las mismas linternas tenían leds con variaciones en el color y potencia. Algunos eran violáceos, ¿se imaginan?

2.    Se arruinaban fácilmente. Tengo cuatro rotas aquí en mi cajoncito. El precio era bajo pero la calidad era para llorar, y varias veces compré linternas de reposición, ya que ni valía la pena arreglarlas.

3.    No tenían dimmer, o mejor dicho, era imposible controlar la potencia de las mismas.

Descobri então que em LED o que se paga é o que se leva! Bem, na verdade hoje em dia tenho trabalhado com uma empresa carioca, a ENERGIA que conheci por acaso quando fotografava junto de um colega videomaker aqui em Belo Horizonte. Eu nunca imaginaria que uma empresa 100% brasileira pudesse ser pioneira nesses produtos. Quando vi logo comprei uma e me apaixonei pelos produtos que são vários. E vale lembrar que esta empresa carioca (Gávea) atende ninguém menos que a Rede Globo!

Descubrí entonces que en Led lo que se paga es lo que se lleva, en realidad, hoy en día he estado trabajando con una empresa carioca, ENERGIA, que conocí por casualidad cuando fotografiaba junto a un colega videomaker aquí en Belo Horizonte. Nunca hubiera imaginado que una empresa 100% brasileña pudiera ser pionera en estos productos. Apenas lo vi compré uno, y enseguida me enamoré por los productos, que son varios. Vale recordar que esta empresa carioca (Gávea) ¡atiende a nada menos que la Red Globo!

Teoricamente tais luminárias foram projetadas para vídeo, o que pra mim não quer dizer nada já que eu sou fã incondicional de luz contínua. A cada dia que passa tenho utilizado menos flash. É uma questão de adaptação e não quero dizer aqui que sou o dono da verdade. Cada fotógrafo vai se adaptar a um tipo de  luz e ponto final! De qualquer forma o importante aqui é dizer porque eu gosto dos LEDS e tenho utilizado eles nos meus casamentos e sessões fotográficas.

1. Eles são leves (grande parte dos modelos).

2. Não esquentam.

3. Como a luz é contínua consigo visualizar na hora o resultado.

4. Alguns modelos possuem controle de temperatura de cor o que me permite ajustá-la de acordo cor da fonte de luz que a equipe de vídeo utiliza. Dessa forma evito prejudicá-los além de facilitar minha pós-produção.

Teóricamente tales luces fueron proyectadas para video, lo que para mí no quiere decir nada, ya que soy fan incondicional de la luz continua. Cada día que pasa utilizo menos flash. Es una cuestión de adaptación, y no quiero decir con esto que soy el dueño de la verdad. Cada fotógrafo se adaptará a un tipo de luz y punto final. De cualquier manera, es importante decir por qué me gustan los Leds y por qué los vengo usando en mis casamientos y sesiones fotográficas.

1.    Son leves (gran parte de los modelos).

2.    No calientan.

3.    Como la luz es continua puedo visualizar el resultado en el momento.

4.    Algunos modelos poseen control de temperatura de color, lo que me permite ajustarla de acuerdo al color de la fuente de luz que el equipo de video utiliza. De esta manera, evito perjudicarlos, además de facilitar mi post- producción.

Eu utilizo basicamente 3 modelos:

Yo utilizo básicamente tres modelos:

Prolite ET

Essa luminária é pequena, leve e normalmente utilizo na sapata da câmera como preenchimento. O nome ET é porque ela parece o ET de verdade com dois olhinhos. Lembrou?

Esta lámpara es pequeña, liviana y normalmente la utilizo en la zapata de la cámara como relleno. El nombre ET es debido a que se parece a ET de verdad, con dos ojitos. ¿Se acuerdan?

Prolite TV

Essa luminária possui dimmer e utiliza baterias da Sony ou Panassonic, vc escolhe. As mesmas baterias recarregáveis que são utilizadas em grande parte das câmeras de vídeo.

Esta lámpara posee dimmer y utiliza baterías de Sony o Panasonic, ustedes eligen. Las mismas baterías recargables que se usan en gran parte de las cámaras de video.

Prolite Super TV Multicolor

Essas luminárias são bem bacanas pois possuem controle de temperatura de cor. Vai de 3200K a 5600K. Ela é mais pesada e exige a presença de um assistente.

Estas lámparas son muy buenas pues tienen control de temperatura de color. Va de 3200K a 5600K. Es más pesada y exige la presencia de un asistente.

Na verdade aqui dou poucas informações pois o objetivo é apresentar a vocês o que tenho utilizado como solução de iluminação. Nos meus cursos práticos ministrados em Belo Horizonte na ESCOLA DE IMAGEM eu dou mais detalhes além de demonstrá-las nas aulas práticas.

En realidad, aquí doy pocas informaciones ya que el objetivo es presentarles lo que he utilizado como solución de iluminación. En mis cursos prácticos dictados en Belo Horizonte en la ESCOLA DE IMAGEM doy más detalles, además de demostrarlas en las clases prácticas.

Para maiores informações sobre esses produtos procurem a minha amiga Patrícia Souza na Energia! Ela é super atenciosa. Espero que tenha esclarecido parte das dúvidas de alunos e outros fotógrafos que tem me procurado.

Para mayores informaciones sobre estos productos, pueden buscar a mi amiga Patricia Souza en la Energía! Es súper atenta. Espero haber aclarado parte de las dudas de alumnos y otros fotógrafos que me han buscado.

Comentários

Olá, gostaria muito de saber aonde encontro esses 3 modelos de Leds acima….atenciosamente Carmen

Olá Vinicios onde posso encontrar essa lu de led super tv da prolite, fui no site onde vende mas faz mais de 1 ano que essa lúz esgotou, não é possivel que so venda lá. Por favor me ajuda, obrigado amigo. Mande resposta pelo [email protected]

Renato, compra a prolite 77, que entrou no lugar dela. http://www.energia.tv

Excelente post! Realmente o LED faz todo diferencial.

Estou a inteira disposição para tirar dúvidas sobre nossas luminárias de LED.

http://www.energia.tv

Alexandre Sá Freire

Olá Vinicios gostaria de saber onde comprar a led super tv prolite, ja encontrei em alguns site mas nuca tem pra vender por favor me ajude seia pra usar em uma D700. Se possivel responder pelo meu mail. Obrigado pela sua ajuda.

Oi, Vinícius!

Adorei esse post!!

Para mim, que ainda não sei fotografar direito e não tenho flash, acho a idéia do LED bem interessante, porque luz contínua fica mais fácil de fotometrar, não?

Bjs,

Constance.

Vinicius, acho que não me expressei corretamente.

O que eu quis dizer é que mesmo optando por utilizar iluminação com LED, em alguns situações o flash é indispensável. Digo de uma maneira geral. É óbvio que, quem tem condições de comprar um flash TTL de última linha, tem condições de comprar um LED. A questão é que na minha concepção, um não substitui o outro. São complementares. Logo precisa-se bancar ambos! Me entende?

Apenas uma opinião de quem está começando.

Abraços,
Rafael

Oi Vinícius,
Fiquei com uma dúvida. Abri o site da Energia e vi o Prolite DV. Tem básicamente o mesmo preço do flash 580 EXII. Qdo vi seu comentário sobre substituir o flash pelo Led, fiquei na dúvida entre comprar um ou outro. O que você faria???

Vinicius,

Gostei muito do post e também vi você demonstrando os seus equipamentos de LED no curso no ano passado. Minha dúvida é … a “Prolite ET” tem condições de iluminar ‘bem’ ou ainda é necessário um boa iluminação ‘extra’ (flash, tochas etc)?

Trabalho com uma 40D e tenho muita vontade de abandonar o flash 580EX II – Especialmente agora que estou usando a 50mm f/1.4 nos casamentos

Ainda vou ter o prazer de usar uma 5D Mark II … 🙂

Obrigado um abraço!

Ótimo post. Só faltou comentar um detalhe: Iluminação por LED ainda é uma coisa bem CARA… pra quem está top no mercado, vale a pena. Mas pra quem ainda tá começando, é um investimento um pouco “salgado”.

Desculpe Rafael mas quem compra um flash compra um LED! Inclusive tem leds mais baratos. Abs

grande post, ajuda e ilustra legal

Vinny ,

Te recomiendo las K 5600 de Joker – bug. 😉

Parabéns pelo artigo, mandou bem! a minha desce em breve!

Excelente conteúdo, tbm gosto de luzes naturais e lanternas em casamentos, agora olhando os leds…..

Parabéns Vinicius

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU