MENU

O que acontece quando um bando de espanhóis super animados encontram outro grupo de italianos apaixonados?

Eu vi de perto! Fui a convite de um casal de amigos, Virgínia Gimeno e Nano Cañas, fotografar um casamento na belíssima cidade de Toledo, patrimônio da humanidade, na Espanha.  Lá tive o prazer de conhecer o casal Bianca e Giuseppe. Um casal íbero-italiano.

Peguei a câmera com zero responsabilidade, com o objetivo de fazer tudo, tudo, tudo que os meus instintos me pedissem sem nenhuma ressalva. Juntei então vontade de fotografar com a liberdade para criar a um casamento cheio de energia, acontecimentos e com gente interessante e de bem com a vida.

O resultado está aí, mais grão, mais preto e branco, mais cortes e mais movimento. Além disso há outras coisas mais que ainda preciso entender. A partir do momento em que damos uma pausa no piloto automático e passamos a seguir mais os instintos, somos mais leais com nós mesmos e o trabalho se torna mais autoral.

Nesse casamento eu não tinha responsabilidade nenhuma. Gostei muito do material que produzi. Agora é pensar em como vou fotografar os casamentos para os quais sou contratados. Preciso de trabalhar com menos responsabilidade, mais prazer e maior criatividade. Aliás, a criatividade, diga-se de passagem, está diretamente ligada ao prazer! As grandes idéias aparecem em momentos leves e não nos de pressão.

Se alguém tiver uma sugestão por favor, compartilhe!

 


Comentários

Parabéns! As fotos ficaram super gostosas de ver… É como se estivesse por lá…
Muitooooooo………

Concordo plenamente com vc, Vinicius! A responsabilidade as vezes dá uma travada na liberdade da criatividade… não é que as fotos não fiquem criativas, mas é exatamente o que vc disse… a liberdade proporciona a descoberta de nós mesmos e do autoral… não sei como resolver esse impasse, se tiver boas sugestões e descobrir, me ensina! 😉

Preciosas!! despues de verlas parece que he estado en la boda, gracias por contarnos historias con tus fotos!! Un saludo MAESTRO!!

PATRÍCIA PEREIRA

Fotos maravilhosas, Vinícius!! Elas transmitem, com delicadeza e sutileza, todo o encantamento do momento, a cumplicidade e alegria dos “personagens”, uma linda história! Parabéns pelo excelente e sensível trabalho!

Realmente fotografias!!!São imagens que simplesmente irão marcar eternamente a vida do casal,as fotos ficaram extraordinariamente lindas!!Parabéns.

Grande Vinícius,
Adorei as fotos.
Acredito que é assim mesmo que se deve fotografar, livre de amarras, de convenções, de se fazer o “garantido”.
As melhores fotos são as que brotam de dentro de nós, ou seja, são aquelas guiadas pelo nosso instinto fotográfico, aquelas que percebemos com o nosso olhar.
Parabéns pelo trabalho.
Sucesso!
Marcos Felice

Adriano de Almeida

Achei a primeira foto do arroz sensacional. Parabéns

Vinícius estou encantada com o seu olhar. São imagens assim que enche nossos corações de alegria e um sorriso que não se apaga mesmo não conhecendo o casal!Beijos. Romina

fotos lindissimas e inspiradoras!!!

Excelente!!!!
Mis respetos, Mr. Matos

Ameiiiiii!!!! Estão lindas! Amo grãos e estou gostando cada vez mais de preto e branco!

Fotos sensacionais. Parabens, Vinicius. E impressionante como ate um fotografo experiente como voce consegue olhar as coisas com um novo olhar.

Such a great job Vini. As vir said its been a pleasure to meet you and see you working. See you soon.

Adorei o resultado bem como o tema ventilado.
Achei que que só os pobres mortais sofressem com esse problema. Ouvindo o seu relato percebi que se trata de um problema quase “normal”. Digo isso pois, passo pelo mesmo problema ou pesadelo nem sei bem como descrever. Sou na verdade um apaixonado pela arte de fotografar, coisa que não consigo mais fazer nos dias de hoje.
Não posso me considerar um fotografo profissional pois, a minha atual posição não me dedico 100% a profissão, pois me intercalo entre estudar para concursos jurídicos. Meu principal alvo é ser 2 câmera em casamento e fazer fotos do tipo book.
Mas não faz muito tempo, entrei com uns amigos na mesma discussão “Preciso de trabalhar com menos responsabilidade, mais prazer e maior criatividade”. Passei a pegar os trabalhos antigos quando me sentia mais à vontade e comecei a reparar como era muito mais feliz e criativo, e ainda tinha uma rebel xt com lente de kit uma 50mm f 1.8 com sigma Dg super de flash.
Hoje tenho uma 5D, uma 85mm… etc e tal e não vejo mais prazer, ainda mais que comecei a cobrir um amigo no segundo evento dele, ou seja, você chega no local sem saber às vezes quem vai fotografar rs! Mas é sério não conheço os noivos na maioria das vezes, isso sim é uma questão complicadíssima. O casal já te olha com uma desconfiança que é capaz de jogar toda sua empolgação a “Zero”. Mas os noivos não são pegos de surpresas a todo o tempo sabem que será uma outra equipe que irá cobrir o seu evento.
Passei a perder totalmente o meu prazer! E resolvi tomar uma decisão. Não mais fazer esse tipo de serviço, somete faço como segunda câmera uma coisa que eu adoro e me tornaria especialista se fosse o caso adoro ver as coisas por um angulo diferente, ou, um casamento onde eu possa ter total liberdade como ocorreu com você e conhecendo muito bem quem irei fotografar para poder explicar e realizar um sonho: Fazer do meu jeito! Coisa que só consegui fazer uma só vez em casamento todo em PB com ISO lá em cima muito legal adorei depois dessa nunca mais.
Desculpa ocupar tanto espaço e desabafo rs!

Show, lindas e nem sentimos a falta das cores, um dia quero fazer tudo no casamento em PB, e sobre a pressão acho que a cada 4 eventos contratados 1 deveria ser livre para tirar o stress…

As always spectacular !!… has been an honor to participate on your workshop and meet you.

Vini thanks you for your friendship and for sharing your incredible talent with us.
Was a really good day, even with the heavy rain.
Hopefully someday we can repeat this great experience, meanwhile we miss you.

Muito bom! Excelente! Excepcional!

Como fotografo hobbysta, eu imagino a sua satisfação de ver fotos lindas como estas!

O casal e a família devem ter simplesmente amado!

Sucesso para você!

Parabéns, gostei muito das fotos. Acho que quando se tem liberdade de criar, as coisas fluem naturalmente. E eu adoro fotos naturais, com sorrisos espontâneos, caretas, etc. É muito bom ver a alegria no rosto das pessoas, e tu conseguiu transmitir isso através das fotos. Parabéns, belo trabalho.

Abração

Lucas Rafael Feijó

http://www.lucasrafaelfeijo.blogspot.com

Deixe o seu comentário

FECHAR MENU