Olá pessoal! Tenho resgatado na minha biblioteca alguns livros antigos mas que fizeram a diferença na minha vida e carreira. Na semana passada me deparei com um bem especial: “Perigo na Zona de Conforto”, da autora Judith M. Bardwick. Um livro que li quando estava com 21 anos, ou seja, 20 anos atrás. Esse livro foi um dos que mais me impactou naquela época. Uma época que eu não sabia o que fazer e qual seria meu próximo passo. Uma publicação sensacional com valiosas lições que carrego comigo até hoje.

5 dias com vinicius matos, agencia de fotografia, aprenda a fotografar, best wedding photographer, depoimento sobre vinicius matos, escola de imagem, fearless awards, fearless photographers, fotógrafo vinicius matos, fotografia bh, fotografia de casamento, fotografia rj, fotografia sp, ispw, la foto, photography workshop, vinicius matos, wedding photographer, wedding photography, Workshop de casamento, workshop de fotografia, workshop de fotografia de casamento, criatividade fotografia, composição de fotografia, livro, perigo na zona de conforto, Judith bardwick, IBM, Johnson & Johnson, 3M, zona de conforto

Do que se trata o livro Perigo na Zona de Conforto?

Judith Bardwick é uma renomada autora e palestrante, consultora de gestão especializada em psicologia do ambiente corporativo, psicóloga e Ph.D. pela Universidade de Michigan. Ela é autora de inúmeros best-sellers e sua empresa de consultoria tem clientes como IBM, Johnson & Johnson, 3M… Basicamente o que ela diz em seu livro que já tem 22 anos (publicado originalmente em 1995) é um cenário que vivemos hoje: instabilidade econômica e necessidade de se reinventar.

Ela fala sobre os Estados Unidos que se vê em pleno declínio de domínio e produtividade enquanto engenheiros e políticos tentam encontrar soluções apenas apontando dedos uns aos outros. Mas e as causas psicológicas? O que aconteceu que as pessoas se acomodaram numa zona de conforto e trabalham de maneira mecanizada, não produtiva e muito menos criativa? A Judith chama essa atitude de Entitletment, um fenômeno que existe em qualquer lugar do mundo e que, a longo prazo, destrói motivação e até mesmo amor próprio.

O que a Judith propõe é uma mudança completa a partir desse diagnóstico de atitudes impróprias e depois apresenta algumas alternativas para remediar e melhorar essas condições. Sair da zona de conforto nunca é fácil pra ninguém, por isso tem esse nome, então é preciso de coragem para enfrentar o que vai aparecer na frente.

Para a autora, o abandono dessas atitudes negativas implica num estágio na psicologia do Medo. Segurar o farol para iluminar essa jornada – do Entitlement ao Medo, e finalmente, ao Ganho é o objetivo do livro. Então se você, como eu, for uma pessoa que gosta de desafios, que quando se vê acomodado a primeira atitude é repensar em tudo de novo e gosta de aprender coisas novas, esse livro é seu! E essa é a minha dica valiosa de hoje.

O livro pode parecer complicado mas é um livro muito fácil de ser lido e extremamente aplicável ao nosso dia a dia.

Vamos sair da Zona de Conforto? Ela é fatal!

Deixe um comentário

Comment