MENU

Este post trata-se de um assunto que normalmente todos os fotógrafos evitam falar. O seu objetivo é justamente contar uma experiência que tive que não desejo para nenhum fotógrafo ou noivos deste planeta. Ele também vem para fazer com que novos fotógrafos, que entram no mercado, tomem muito cuidado com o que de mais importante há depois que um casal é fotografado: os arquivos.

Fotografia comercial é coisa séria. Como em todos negócios há riscos. O maior deles, na minha opinião é a perda de arquivos digitais. Um pesadelo, diga-se de passagem. Tenho recebido em média de 2 a 3 pedidos desesperados de ajuda por semana de fotógrafos que, de alguma forma, perderam seus arquivos e não sabem o que fazer. Quase todo mundo no mercado já deve ter passado por situação parecida, HDs que pifam ou se queimam, cartões de memória defeituosos, arquivos apagados acidentalmente, imagens corrompidas,  roubos e furtos de equipamentos e no fim a frustração de perder um trabalho. Como dói.

Há cerca de 4 meses atrás, depois da sessão de noivos de Natália e Lucas, ao descarregar dois cartões de memória, em um leitor defeituoso (até então eu não sabia), fechei um curto e tive todos os arquivos corrompidos.

O desespero fez parte da primeira etapa. Logo tentei recuperar os cartões com softwares especializados. Noite sem dormir e tristeza ao saber que nem os profissionais mais especializados do mercado conseguiriam recuperar as aproximadas 400 fotos que fiz no Museu de Artes e ofícios em Belo Horizonte. As imagens corrompidas foram da sessão e não do casamento que já foi postado aqui já há algum tempo.

É frustrante você ter que dar uma notícia dessas ao casal.

Foco na solução, procuramos todos os parceiros de maquiagem, trajes, assessórios e marcamos outra sessão com Natália e Lucas que foram muito compreensivos. Ontem, sábado, saímos então para fazer as novas imagens. Após 2 horas procurando um local para fotografar depois que nosso plano A falhou  devido a um grande congestionamento na BR 381 que dá acesso a Serra da Piedade, me deparei com um túnel e logo decidi, é ali.

A nossa sessão foi feita dentro de um túnel, que dá acesso a Serra da Moeda, próximo ao condomínio do Retiro do Chalé em Belo Horizonte. Coincidência ou não, morrendo de medo de falhar novamente, encontrei uma luz no fim do túnel, em todos os sentidos.

A luz no fim do túnel é uma figura de linguagem que se refere a uma expectativa de esperança que as circunstâncias irão melhorar após intemperismos ou de uma situação difícil. Deu tudo certo! Final feliz! Obrigado Lucas e Natália por manterem a calma e me ajudarem encontrar esta luz, providencial.

Meus sinceros agradecimentos aos verdadeiros parceiros que me ajudaram nesta segunda sessão: Marcus Martinelli – cabelo e maquiagem, Tetê Rezende – traje do noivo e Pedro Muraru: Tiara e acessórios.

Comentários

Vinícius, fizemos a decoração do casamento da Natália e o Lucas e, algum tempo depois a Lurdinha, mãe da Natália, me relatou o que aconteceu.
Tivemos certeza o tempo todo que você superaria essa difícil situação da melhor forma possível, mas mesmo assim você, mais uma vez, nos surpreendeu com seu profissionalismo e sensibilidade. As fotos ficaram maravilhosas, parabéns!!!
Grande abraço, Juliana – Recanto Verde

Vinícius, como seguidor amador, me imaginei na sua pele. Terrível sensação. Mas penso que o verdadeiro profissional (não só no que se refere ao trabalho em si), é aquele que sabe assimilar um golpe, uma adversidade, enfrentar a situação com foco na solução para o cliente e dar a volta por cima. E, em se falando de fotografia …. brincadeira o show que você deu! Parabéns e obrigado por ensinar a todos nós um pouco mais sobre postura, perseverança e profissionalismo além das lentes!
Grande abraço.

Fico imaginando o seu desespero Vinicius, ainda mais depois de te conhecer um pouco, e vendo que é extremamente detalhista, mais isso que defini o profissional, sabe contornar a situação e fazer um material top…

Vinicius…
Fiquei pensando que isso é possível acontecer até com você, experiente e renomado.
Graças a Deus isso não aconteceu na cerimônia, mas memso assim imagimo como foi angsutiante.
Esse é um medo que tenho, e mais ainda por que estou iniciando. Que bom que foi com um casal compreesnivo.
Obrigada pelo alerta!!!
Não como ficram as fotos no Museu, mas estas do Túnel, ficaram lindíssimas!!!
Abraço.
Norma Sueli

É bom saber que isto acontece com grandes, sua experiência em todas as etapas nós faz sentir mais humanos mesmo na era tecnológica. Parabéns, esta geração é grata pela pessoa especial que você é.

Nossa, imagino o que tenha sentido… acho que não é nem medo, é pavor puro pra qualquer fotógrafo! Obrigada por compartilhar a experiência, acho que muitos nem comentariam a respeito. E parabéns por sempre pensar pra frente, e na solução ao invés de se lamentar. Sobraram cabelos? rs
Abraços!

Todo profissional competente sacode a poeira e dá a volta por cima. Você foi lutador, persistente e corajoso ao enfrentar esta situação que já passei. Parabéns por ter vencido mais uma etapa sem deixar a peteca cair….

Deus te iluminou e vc conseguiu a solução, um belissimo trabalho.

Fantástico seu trabalho Vinicius.
Criativo, profissional, sensível e original. Parabéns!!!

Muchas gracias Vinicius por compartir con todos nosotros tus hermosas tomas, tu trabajo es único, de verdad disfruto cada una de tus publicaciones, son una verdadera fuente de inspiración, te saludo y felicito desde Querétaro, México.
Hek Tavárez

Vinicius, cada dia que passa me torno ainda mais fã de teu trabalho… me impressiona por exemplo a coragem de apresentar tuas imagens quase que totalmente ( ou será totalmente?) em PB e ainda assim, nos surpreender a cada nova experiencia. Obrigado por compartilhar com a gente.

Abç,

Edgardo

Realmente esse é o medo de qualquer fotografo… mas há males que vem para o bem… as fotos ficaram maravilhosas!!!

Bom Cleriston, concordo mas perdi quase todo o resto do cabelo até chegar nisso. Ahauhauhahua

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho (obra de arte) Vinícius.
Realmente uma fonte de inspiração para qualquer pessoa que trabalhe com fotografias.
Imagens que faz refletir, viajar vendo as imagens.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU