MENU

Ante ontem eu estava um pouco chateado. Sei que não tinha esse direito mas tem sentimentos que são incontroláveis. Algumas pessoas próximas que trabalham comigo, pessoas inteligentes, com boa índole, com talento de sobra estão perdendo oportunidades em suas vidas. Aquelas que costumam não voltar sabe? No mesmo dia recebi de uma amiga um texto. Achei sua leitura muito rica, aliás riquíssima. Vale a pena lê-lo e por isso aqui quero compartilhar-lo com você, meu leitor.


Abrir ou não a porta

Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, na qual haviam gravadas figuras de caveiras.

Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:

▬  Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados.

Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:

▬  Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
▬  Diga, soldado.
▬  O que havia por trás da assustadora porta?
▬  Vá e veja.

O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade.

O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:

▬  Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.

Por isso a chamo de porta do medo.O medo sempre faz algo parecer pior, maior do que é, mas se decidimos enfrenta-lo, percebemos que o medo é que faz as coisas parecerem maior do que são na realidade e que a tragédia maior é criada na nossa cabeça devido ao medo.

Ensinamento:

▬  Coragem não é ausência de medo é resistência ao medo.

Não há problema em sentir medo, o que não podemos e deixar de agir devido a existência dele..O medo paralisa, impede-nos de fazer o que tem que ser feito.

▬  Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar?
▬  Quantas vezes perdemos a liberdade, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?

“Dificuldades reais podem ser resolvidas, apenas as imaginárias são insuperáveis.”

Theodore N. Vail.

Comentários
Roberto Bonifácio

Ótimo texto. Como fotógrafo iniciante, ainda tenho várias dúvidas com relação às chances de sucesso principalmente pelos comentários alheios, mas vou tentar abrir a porta e vamos ver o que acontece. Se Deus quiser conseguirei sobreviver fazendo aquilo que amo 🙂

Abraços!

raulzito já dizia, “não perca seu medo, mantenha ele aceso, mas sempre ficando sem medo de nada”, é mais ou menos assim, vc Vinicius, como sempre trazendo boas novas…:O)

Não é a toa que sou sua fã!!! Além de um excelente profissional , excelente ser humano. Caiu como uma luva pra mim …obrigada!!!!!!

Remete-me àquele historinha dos conflitos internos do sábio índio que diz:

Um Sábio índio descreveu certa vez os seus conflitos internos: “Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Eles estão sempre a brigar”.
Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a abriga, o sábio indio parou, reflectiu e respondeu: “Aquele que eu alimentar”

O mesmo acontece com o medo de arriscar, de abrir novas portas.

A mensagem alegrou meu dia!!!

Perfeito! Parece que foi escrito pra mim hehehe

Vinicius,
Por isso que tenho a maior admiração por sua pessoa. Esse sentimento que você carrega de encorrajar as pessoas tem sido muito gratificante para mim. O nosso maior inimigo somos nos mesmo, valeu por corpartilhar este texto de encorrajamento para nos.

I could be one of those friends…sometimes im just stock by the my imaginary fear!! thanks for the remainding!!!

É verdade, Vinicius! Obrigado pela reflexão, nada de ter medo de abrir as portas!

Oi, Vinícius! Eu realmente precisava disso hoje. Um super beijo!

Uma grande reflexão. Tbm penso que oportunidades não devem ser desperdiçadas… No futuro será tarde demais para lamentar.

Obrigada, Vinícius!!! Foi bom ler isso!!!
bjo

Love it Vinny. Thanks so much. I so needed it today.

Esse post de hoje foi pra mim! 🙂

Acho que muitas pessoas perdem muitas oportunidades por medo de errar,e existem oportunidades que só batem à nossa porta uma vez. É melhor se arrepender do que fez do que de nunca ter tentado…

Ótimo Vinicius, adorei o texto

Uma lição aos fotógrafos que deveriam dar oportunidade aos iniciantes, Parabéns Vinicius!

Obrigada, ótimo pro meu dia de hj ! Tenha um bom dia e lembre-se que cada um só faz na vida o que pode fazer naquele momento. Beijos, Adri (contando os dias pra julho!!)

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU