Se tem algo que as vezes incomoda são os boatos. Eles são ruins porque atuam sempre na surdina. Vão de boca em boca, sem um destino e partem muitas vezes do achismo ou da interpretação de um que conta pro outro que fala pra um teceiro até voltar na gente totalmente distorcidos. Eles são cruéis porque não nos dão pouca chance de defesa.

O ano de 2011 foi para mim excelente. Trabalhei muito, ministrei 30 workshops e a única coisa que me perturbou um pouco foram os BOATOS que surgiram com meu nome. Alguns me deixaram tristes, outros indiferente enquanto uns poucos me fizeram rir pois eram tão absurdos que chegavam a ser engraçados.

Decidi então utilizar meu blog para deixar esclarecer algumas coisinhas. Faço isso pensando naqueles quase 5000 leitores diários que me tratam com muito carinho e que muitas vezes me enviam emails e mensagens quando escutam histórias truncadas como as que vou aqui relatar.

Boato 1: O Vinícius Matos só fotografa em Preto e Branco

Bom, todos os arquivos que saem da minha câmera saem no formato RAW. Isso quer dizer que eles saem em cores e que posteriormente eu transformo parte dessas imagens para preto e branco. Se me perguntarem o que prefiro, cor ou PB eu sem nenhuma sombra de dúvidas digo, PB. Agora isso não quer dizer que não fotografe em cores e nem que meus álbuns não tenham imagens em cores. Para 2013 criei uma solução bastante interessante. Eu dou aos noivos a opção de contratarem 2 albuns, um com as fotos escolhidas por eles, sendo que parte delas são colocadas em cores e um outro álbum que chamo de Fine Art. Este sim é montado somente com as fotos que eu escolho e 100% preto e branco. Aí sim, ficam felizes noivos e fotógrafos. Este produto é um sucesso diga-se de passagem.

Boato 2: O Vinícius Matos não fotografa qualquer casamento.

Mentira. Eu só deixo de fotografar um casamento se as datas estão bloqueadas por motivos de viagem, se tenho já um casamento agendado ou se não houve afinidade entre o casal e a minha proposta de trabalho. Faço isso por mim e por eles pois com certeza o casal não vai sair satisfeito com o resultado.

Boato 3: O Vinícius Matos vai parar de fotografar casamento

Papo furado. Não parei e nem pretendo parar. O que aconteceu em 2011 e agora em 2012 é que reduzi o número de casamentos. Eu me dedico de corpo e alma quando estou em um evento e não me permitirei fotografar apenas por dinheiro pois acho isso uma baita de uma armadilha. Larguei minha vida de executivo para ser fotógrafo e um dos motivos foi que não sei conviver com rotina. Não deixarei então que a minha vida de fotógrafo também vire uma rotina e por isso tomei essa decisão. Reduzindo o número de casórios eu então mantenho alto meu nível de motivação e dou atenção a minha família que andou reclamando com razão. Em 201o fotografei em 50 finais de semana. Continuo firme e forte e não pretendo parar tão cedo.

Boato 4: O Vinícius Matos cobra 20 mil para fotografar um casamento.

Quem me dera! Não cobro mesmo mas quem sabe um dia eu chego lá?

Boato 5: O Vinícius Matos não fotografa a recepção.

Este é um dos mais absurdos. Basta ver as fotos postadas aqui no blog. Todas feitas por mim e há várias fotos de festas. Aliás eu adoro festas.

Obrigado a Nayara e ao Peterson. Casal bacanérrimo, daqueles que me dão certeza que de estou na profissão certa.

Deixe um comentário

Comment