MENU

Mal entrou 2013 e acabo de receber uma super notícia. Ganhei mais 4 prêmios Fearless na ROUND 13 da competição que tem sido considerada hoje a mais dura e concorrida de todas as associações mundiais de fotografia de casamento.

Algumas pessoas me perguntam e não entendem por que participo de competições. Outras dizem que fotografo para concursos, o que para mim é um comentário sem fundamento algum. Eu ultimamente não tenho dado a mínima atenção a eles. Tratam -se de comentários suspeitos tecidos normalmente por fotógrafos na zona de conforto. Tenho percebido também que esses críticos, por algum motivo, não participam de nenhuma competição. Se eu pudesse chutar o motivo real, diria que é por medo da derrota. Por ironia do destino, FEARLESS signfica, em inglês, SEM MEDO.  Participar de competições tão  concorridas como esta sigfica ter que lidar também com a derrota. Perder dói, eu sei e aprendo diariamente a lidar com este sentimento.

Prefiro deixar essas pessoas para lá. Este post não é para elas mas sim para os fotógrafos que AINDA não participam de competições nem de concursos por algum motivo que não seja o citado acima. As vezes faltam argumentos  que possam convencê-los a olhar as competições como algo saudável e importante para o negócio/carreira na fotografia.

Ganhar prêmios é bom para o EGO sim! Eu me sinto valorizado com os inúmeros elogios que recebo. Agora ninguém vive de elogios então vamos ao que interessa? Nesses quase 7 anos de carreira onde participo desde 2008 de competições, descobri que há 6 boas razões que me motivam a vencer concursos e competições.

1. Quando você ganha um prêmio significa que uma associação especializada acaba de te fornecer um SELO DE QUALIDADE. Vindo de outra pessoas que não seja você mesmo, aumenta a credibilidade. Um cliente acreditará mais em você se ouvir outras pessoas falando bem do seu trabalho. Acredite! É menos tendencioso!

2. Toda vez que ganho um concurso as minhas chances de ser publicado aumentam assustadoramente. Muit0s veículos querem publicar fotos premiadas. Se eu ganho concurso então sou publicado com mais frequência e então meu trabalho é mais divulgado. Em outras palavras, marketing de baixíssimo custo.

3. Ganhar prêmios é mais uma motivação para eu me esforçar ainda mais em um casamento. Preciso a cada sábado que fotografo um casamento ser melhor que eu mesmo. Trata-se de superação e de uma boa dose de motivação. É sair da rotina e conseguir ver meu trabalho em constante evolução. As competições trazem dinamismo para o trabalho daqueles participantes que a levam a sério. Ele nunca fica estagnado!

4. Internacionalmente falando as competições fazem com que outros fotógrafos de fora conheçam seu trabalho. Competição então é networking. Quase todos o casamentos que fotografei fora do país foram indicações de fotógrafos estrangeiros que me conheceram nas competições e que hoje são meus amigos.

5. Elas catalisam a criatividade. Para ser vencedor em competições de alto nível é necessário apresentar conceitos e idéias novas. Eu sou automaticamente obrigado a fugir dos clichês e a produzir algo que surpreenda a mim e aos juízes.

6. Ganho eu, ganham os noivos com um trabalho melhor. Esta para mim é a mais importante de todas.

Abaixo compartilho as minhas 4 fotos premiadas, as quais me referia no início do post!

Para finalizar, pense bem toda vez que alguém lhe disser que concursos não valem a pena. As vezes, aquele que não consegue subir um degrau em sua vida, tenta fazer com que os mais próximos desçam ou que ao menos também não o façam. Esta é a única forma de se sentirem bem dentro da inércia.

Feliz 2013 a todos meus leitores e que venham muitos prêmios para nosso Brasil!

Comentários

Mais uma vez, PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS. Belissimas imagens. Adorei a digital. Obrigada tb pelas dicas que nos dá. Ainda preciso me filiar, vc me indica?

É isso aí, Vinícius…tenho visto suas fotos e seus posts e percebo que vc gosta de compartilhar suas idéias e seus conhecimentos…isso é legal. Acho que tem lugar pra todos, e cada qual pode mostrar o que faz, com sua capacidade. Percebo também que muitos “seguram” informaçãoes…acho que isso é insegurança. Enfim, infelizmente ainda não tive chance de participar de um curso da Escola de Imagem, pois moro em Curitiba e fica difícil…quem sabe vcs poderiam trazer um workshop pra cá um dias desses….
parabéns pelos prêmios.

Parabéns, pelo artigo, e por voce grande merecedor de todos os premios ganhos e os que virão com certeza. Nesse aspecto de zona de conforto eu me enquadrava. ( Mas agora to dentro heim)
Abraços
Zedequias

Zé, chego em BH dia 19. E a nossa pinga com Guaraná? Ou então o vinho? Tá de pé?

Abraços

Parabéns Vinicius, com certeza, participar de concursos e campeonatos te tira da zona de conforto. Ainda não participei, até mesmo porque estou apenas começando. Você é um grande estimulo.

Foram pelas razões muito bem expostas por você que eu, após tantos anos de fotografia, me filiei a WPJA e AG/WPJA. Quero justamente sair desta Zona de Conforto e procurar novos desafios que contribuam para meu trabalho ficar mais dinâmico e, com isso, todos ganharem: noivos e meu ego. Admiro muito seu trabalho de qualidade. Abraços, Rigo.
PS: Quando tiver tempo, dá uma olhadinha no meu trabalho e “por favor”, seja meu padrinho para eu me filiar a FEARLESS.

Parabéns mais uma vez Vinicius!
E aproveitando, será que não está na hora de o Brasil ter um concurso com credibilidade como os gringos? Feito por fotógrafos para fotógrafos?
Sinto falta disso aqui no Brasil.
Aproveitando, feliz 2013, sucesso!
Abs
Danilo

Para vc também Danilo! Feliz 2013.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU