MENU

Olá meus amigos, tudo bem? Aqui estamos para mais uma sessão de dicas que certamente influenciarão muito no resultado do seu trabalho. Hoje vamos falar de briefing x perguntas poderosas que facilitarão o seu trabalho. Se você fotógrafo de casamento souber da importância / eficácia de um briefing bem feito, te garanto que as suas imagens se tornarão mais fortes, assim como o nível de satisfação dos seus fotografados aumentará aumentando seu lucro, o boca a boca e claro e a sua fidelização.

O que eu chamo de briefing?

É simplesmente uma reunião que eu faço com os meus fotografados (noivos) normalmente na semana anterior ao casamento. Uma ferramenta poderosa que me conecta aos meus fotografados além de também servir para alinhar expectativas, ou seja, para que os resultados obtidos por mim (imagens) possam superar as expectativas criadas por eles e consequentemente, gerar mais satisfação.

Bom, até aí tudo bem. Mas você pode se perguntar, o que se perguntar durante o Briefing? É simples. Ele me permite não só obter informações importantes para o meu trabalho como também surpreender os meus clientes com perguntas mais inteligentes e profundas que aqui exemplificarei. Garanto que elas facilitarão a sua vida com informações privilegiadas e inéditas de grande valia para o seu trabalho.

1 – Se você estivesse numa enchente, em um barco com capacidade para 7 pessoas, quem você salvaria?

Essa é apenas uma maneira criativa e poderosa de descobrir quem são as pessoas mais importantes para os noivos. Normalmente essas pergunta é feita para os dois e é bem provável que eles nunca tenham pensado quem são as 7 pessoas mais importantes em suas vidas. Pasmem, em algumas vezes, pessoas que eu julgaría muito importantes ficaram de fora, e outros , as vezes de fora da família, foram incluídos no barco. Já vi também animais de estimação que nesse mesmo barco, ocupou lugar de membros da família. Essa pergunta lhe dará a oportunidade de caprichar nos retratos e momentos em que esses “seres” mais importantes estejam presentes.

2 – Quais as principais características físicas / personalidade dele(a) que você mais admira?

Perguntinha bem simples, eu sei. Ela tem a função de levá-los a essência de suas relações ao refletirem e enumerarem os motivos pelos quais estão juntos. Saber o que um admira no outro nos ajudará a transformar essas características em imagens e momentos no decorrer do casamento. Se ela admira a sua gentileza ou se ele ama o sorriso dela, só saberemos se perguntarmos.

3 – Imagina se vocês estivessem com seu álbum de casamento já pronto, na sua frente, aqui agora, quais imagens vocês esperariam ver?

Como se trata de uma pergunta que estimula a imaginação / construção de algo que ainda não existe, eles terão mais facilidade de responder se estiverem de olhos fechados sem distrações. Eu sempre peço a eles então que fechem os olhos para poder criar essas imagens mentais. Essa pergunta, em outras palavras, é uma versão bem mais interessante e estimulante da de sua versão mais óbvia: Quais fotos esperam do casamento de vocês?

Garanto que essa versão é bem mais assertiva. Como já disse anteriormente, ela faz com que eles imaginem e transformem imagens que eles nem sabiam que eram importantes (expectativas escondidas) em uma lista de fotos importantes que certamente você poderá buscar durante o casamento.

4 – Quais das minhas imagens que você viu te chamou mais atenção e por quê?

Pergunta matadora que te ajudará a descobrir o(s) motivo(s) pelos quais você foi contratado. Te ajudará a definir uma direção para suas imagens dentro do seu estilo, é claro. Alguns casais gostam mais de retratos, outros já curtem mais preto e branco. Saber quais imagens do seu portfólio impressionaram os seus clientes, facilitará a sua vida. Lembre-se que fotografia de casamento não é fotografia autoral, portanto, existe alguém com expectativas do outro lado te esperando. Que expectativas são essas? Essa é a grande questão.

5 – Se você só pudesse ter uma imagem de todo o casamento, qual e como seria essa imagem?

Pergunta difícil hein? Sim, eu sei. No entanto ela nos dá o poder de entender, que imagem que não pode faltar de jeito nenhum. Sabe aquela foto que se não fizermos a estaremos condenado no mármore do inferno para os restos das nossas vidas? Pois é, muitas vezes nós não as fazemos por não termos a menor ideia de qual é. Na verdade, nem eles sabem com clareza que imagem é essa mas certamente se decepcionarão se não virem algo parecido dentro da seleção final. Pergunte aos dois e coloque essas duas imagens como as suas principais metas no dia do casamento.

Como disse no início do artigo, o briefing é poderosa ferramenta para o alinhamento das expectativas. Perguntas óbvias, respostas óbvias. Perguntas rasas, respostas rasas! Perguntas boas, respostas surpreendentes. As pessoas são carentes de boas perguntas, invista nas suas habilidades de perguntar.

Saiba que escutar os seus fotografados é fundamental para que o resultado alcançado seja surpreendente. Mas não se esqueça de colocar seguir seus instintos e de fotografar também aquilo que te deixa feliz.

Comentários
Deixe o seu comentário

FECHAR MENU