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Se você quer aumentar a propaganda boca a boca na sua fotografia, leia esse artigo até o final. Segundo pesquisas,  a propaganda boca a boca é responsável por até 50% dos negócios de um prestador de serviços.

Enquanto muitos fotógrafos colocam todas as suas fichas no marketing digital, através do Instagram, Facebook, Twitter e outros, entenda que, se o seu cliente não se tornar seu melhor vendedor, a longo prazo, não adianta atrair mais e mais pessoas.

É que atrair clientes é muito mais caro do quê mantê-los satisfeitos e, além disso, de nada adianta chamarmos um cliente que depois que é fotografado, sai insatisfeito ou simplesmente satisfeito. É necessário fazer com que ele saia mais que satisfeito, vire um evangelista do seu negócio. Você precisa que ele grite aos quatro cantos do mundo e fale para todos os seus amigos que eles precisam fotografar com você. O que você pode fazer então?

Vou te dar 3 dicas que farão você ganhar mais promotores gratuitamente e alavancarão o seu boca a boca.

 

  1. Ofereça menos e entregue mais.

Quando uma pessoa contrata um serviço e recebe menos do que esperava ela se frustra e fará sua propaganda negativa, fique esperto! Quando essa mesma pessoa recebe exatamente o que foi contratado, ela simplesmente fica satisfeita, e só. Não fará nenhum esforço para vender o seu trabalho. Agora experimente entregar a ela mais do que ele esperava.

O ser humano, naturalmente, nasceu para levar vantagem, no bom sentido da palavra. Entenda que se você prometeu 50 imagens e entregou 60 ou 70, o seu cliente sairá com a sensação de plenitude. Você acaba de agregar valor de forma mega simples. E você acaba de ganhar um ultra vendedor que trabalhará para você de graça.

Eu sugiro que você se pergunte: como posso surpreender o meu cliente?

 

  1. Aprenda a pedir. Quem não chora, não mama!

Sabe qual a distância entre o fracasso e o sucesso?  Um PEDIDO! Naturalmente quase todos nascem com a habilidade da empatia, estando assim prontos para ajudarem uns aos outros. Basta pedir. Peça seu cliente para gravar um vídeo sobre o quanto ficou feliz com suas imagens. Peça a ele para compartilhar seu post no facebook, peça  a ele para postar suas imagens e marcar seus amigos. Peça indicações, peça a ele sugestões, dicas. Peça ajuda! 

Vamos fazer o seguinte, experimente escolher 5 dos seus clientes que você sabe que sairam muito satisfeitos e peça a eles para escreverem um texto sobre a experiência de ter sido fotografado por você. Você se surpreenderá com o resultado!

Um cliente falando bem da sua fotografia é uma prova social e funciona melhor do que você falando bem do seu próprio trabalho.

Quem não chora, não mama neném!

 

  1. Gere experiência e não apenas imagens!

Responda a essas perguntas mentalmente.

 

Você já parou para pensar que a experiência é tão importante quanto o resultado final das fotos?

Você demora a responder e-mails e mensagens do seu cliente?

Você é um bom ouvinte e tem paciência para com eles?

É simpático?

Você sorri com frequência?

Você se torna amigo dos seus fotografados?

Você gosta do que faz?

 

Se a sua resposta é não para algumas dessas questões, acenda a luz vermelha. Muitos fotógrafos, e eu FUI um deles, acham que o seu trabalho fala por si só e que o cliente quer apenas imagens boas.

Negativo, o cliente quer mais que isso. Ele quer viver uma experiência única, ser bem tratado, estar ao lado de um fotógrafo positivo, educado, empolgado e que tenha muita vontade de criar e fazer com que um ensaio, um casamento ou uma sessão seja inesquecível.

Meu amigo fotógrafo, se eu tivesse que escrever aqui apenas uma frase, eu te diria:

SEJA INESQUECÍVEL!

Essa é a fórmula do boca a boca e eu espero que esse artigo seja também inesquecível e que você possa compartilhá-lo com todos aquelas pessoas que você sabe que vão tirar proveito dele.

 

Paz, fé e força!

Vinícius Matos

 

Comentários

Excelentes dicas, estes detalhes realmente fazem a diferença. Obrigada!

O seu comentário aguarda moderação.

Dicas valiosas, um dia achei que minha fotografia já dizia tudo de mim, hoje percebo essa Diferença. Grande abraço

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