MENU

Um dos bichos de 7 cabeças que tira o sono dos fotógrafos é a direção na fotografia. Quase todo fotógrafo de casamento e de família quer saber como dirigir com o intuito de trazer mais naturalidade e profundidade aos seus ensaios. Foi por isso hoje resolvi dar aqui 3 dicas que farão com que você melhore MUITO a sua direção. Não é papo furado!

vinicius matos, fotografia, fotografia de casamento, direção de casais, workshop genesis, foto premiada,

Dica 1 – Envie um  questionário ao casal

Essa dica é fundamental. Quando você faz ao casal  uma série de baoas perguntas você saberá melhor QUEM ELES SÃO, como se relacionam, como se conheceram, o que um admira no outro e com essas informações, no ensaio de pré wedding, poderá iniciar diálogos a partir de algo que já exista e que tenha a ver com a história deles. Por exemplo, se você sabe como eles se conheceram, poderá explorar o dia em que se viram pela primeira vez e a partir daí fazer com que eles acessem seus sentimentos reais através de uma viagem pelo tempo, proporcionada por você, fotógrafo, que agora está bem informado. Para facilitar a sua vida, deixo aqui o link para download das PERGUNTAS SUPER PODEROSAS para casais. Vale a pena baixá-lo. Ele certamente lhe trará bons resultados.

Dica 2 – Faça o briefing antes do ensaio pré-wedding

Eu sempre evitei de chegar em um ensaio e começar a fotografar de imediato. A dica aqui é se colocar no lugar dos fotografados. Muitos deles serão fotografados por você pela primeira vez na vida e não fazem ideia do que vem por aí. O que eu sempre faço é marcar o ensaio 40 minutos antes do horário para poder, nesse intervalo de tempo, esclarecer as dúvidas, explicar como vai ser o ensaio, fazer com que o casal se sinta a vontade e claro,  fazer  muitas perguntas. Perguntar é preciso. O carisma é a arte de fazer com que o outro se sinta importante e claro, para que o outro se sinta especial precisamos nos interessar pelas suas vidas. Quisera eu saber disso quando comecei a fotografar. Essa simples dica fará com que você e seus fotografados se tornem próximos em tempo recorde. Um casal a vontade é certamente bem mais fácil de fotografar. Não pule essa etapa em nenhuma hipótese!

Dica 3 – Utilize a linha do tempo ao seu favor.

Conforme falado na dica 1 e 2,  explore a vida e personalidade dos seus fotografados através de perguntas presenciais e escritas. A partir dela você poderá explorar vários fatos narrados por eles próprios utilizando a técnica LINHA DO TEMPO. A linha do tempo embora simples requer treino. Você pode fazer com que o casal acesse  sua história de vida através das memórias ou faça projeções para o futuro. Exemplificando, se o casal já te falou de um lugar que gostariam de conhecer juntos, transporte-os mentalmente para ele. O nosso cérebro não sabe distinguir realidade de imaginação portanto faça-os imaginar que eles lhe presentearão com cenas interessantes e com sentimento real. Gere momentos através da matéria prima (informação) fornecida por eles. Viaje no passado, peça-os para relembrar de um dia muito importante na vida deles. Eu te garanto que deixará de pedir sorrisos para gerar sorrisos.

Envie as perguntas super poderosas antes do ensaio, faça o briefing antes de iniciar o ensaio e depois divirta-se com todas as preciosidades que lhe foram fornecidas por eles. E claro, quando funcionar, deixe aqui o seu depoimento que poderá ser importante a outros fotógrafos. Se você quiser se aprofundar na direção na fotografia para aplicá-la em seus ensaios de casais , família e de pessoas em geral, venha participar do meu WORKSHOP DE DIREÇÃO. Tenho certeza que aprenderá muito mais ao me ver dirigindo e ao participar dos exercícios de direção.

Mãos a obra!

Comentários
Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

FECHAR MENU