MENU

Desta vez a dica é para as noivas que estão prestes a contratar um fotógrafo para seu casamento. Eu faço aqui 10 perguntas perguntas ao possível fotógrafo do meu casamento que definirão ou não a sua contratação. Me baseio nos diversos problemas que tenho presenciado observando, desde 2005, o mercado de fotografia de casamento que a cada dia que passa possui mais fotógrafos.

1. Por que você escolheu a fotografia de casamento?

Esta talvez é a pergunta mais importante. Um fotógrafo que escolhe fotografar casamentos apenas por ser uma área lucrativa da fotografia não seria por mim o escolhido. É preciso se dedicar para que o trabalho seja diferenciado. E só dedica quem gosta daquilo que faz. Quam não gosta do que faz sempre apresentará um trabalho mediano.

2. O que você faz que ninguém mais faz?

É uma forma super direta e eficaz de fazer com que o fotógrafo apresente os seus verdadeiros diferenciais em relação a concorrência.

3. Posso ver seu portfólio?

Além de pedir para ver o seu portfólio, eu só contrataria um profissional que tivesse me apresentado ao menos um álbum do mesmo casamento do início ao fim. É assim que se mede consistência. É muito fácil apresentar fotos boas em uma coletânea com vários casamentos.

4. Se você adoecer ou morrer, quem fará meu casamento?

Simples. Você estará se precavendo pois acidentes acontecem e para morrer basta estar vivo. É preciso ter um plano B pois casamento é um só.

5. Qual o maior desafio que você já enfrentou em um dia de casamento?

Esta é uma forma de saber como o profissional se porta diante de pressão. Fotografar casamento é trabalhar sob pressão. Não há uma segunda chance. O perfil do fotógrafo de casamento exige que ele saiba improvisar e que seja criativo a ponto de ter mais de uma solução para eventuais problemas.

6. Se sua câmera estragasse no dia do meu casamento o que você faria?

Alguns fotógrafos não possuem uma segunda câmera de backup. Eu vejo isso todos os dias. Se a câmera estraga, quebra ou trava você ficará sem as fotos do seu casamento.

7. Há quanto tempo você está no mercado e quantos casamentos já fotografou?

Apesar de experiência não ser tudo, esta é uma forma de se certificar que o fotógrafo não é marinheiro de primeira viagem. A maturidade e experiência é de cada um. Ela varia de fotógrafo para fotógrafo. Eu pessoalmente evitaria, hoje, fotógrafos com menos de 15 casamentos. A não ser que fosse um preço mais baixo e que eu não pudesse pagar alguém com mais experiência. Daí sim eu correria este risco.

8. Como funciona seu sistema de cópias de segurança (backup)?

Há fotógrafos que até hoje fazem backups em DVD. Uma mídia em desuso e com com menor durabilidade que os discos rígidos. Há outros que nem backup possuem, pasmem! Se o fotógrafo se enrolar na hora de responder sobre o funcionamento de seu sistema de backup, corra. Eu contrataria apenas fotógrafos que tivessem duas cópias de segurança em HD (armazenadas em locais distintos) e além disso uma cópia de trabalho. Isso é muito sério gente!

9. Por quanto tempo você fotografará no dia do evento?

Há fotógrafos que limitam o tempo no dia do evento, outros não. Há fotógrafos que cobram hora extra e há outros que não fotografam a recepção. O importante é que você não seja surpreendido no dia do seu casamento que é para ser um dia de alegria e não de surpresas desagradáveis.

10. É possível ter minhas imagens em alta resolução?

Não contrate um fotógrafo que não lhe dê a opção de comprar os arquivos em alta resolução. Trata-se da história da sua vida e com estes arquivos em mão, você terá a tranquilidade de ter as fotos impressas no dia e hora em que precisar. A gente nunca sabe se este fotógrafo ele vai ter suas imagens sendo que pela legislação brasileira só é preciso guardá-las por 5 anos. Depois ele tem direito legal de apagá-las.

Lembre-se, contratar um fotógrafo para seu casamento é decidir quem vai contar parte da sua história de vida para as gerações que ainda estão por vir. Seus filhos e netos. Você também só terá uma chance. Uma única chance de escolher o fotógrafo certo.

Quem gostou peço que compartilhe este texto.

Um abraço a todos!

Comentários

Buenos consejos para las novias y los novios que van a contratar un servicio fotográfico. Saludos

As respostas são bastante convenientes ao mercado fotográfico atual.
Parabéns…
Marcos Santos

Ótimo Post….
Parabéns pelo conteúdo de seus artigos.

Giscard Marcial

Bom dia, Matos.
Embora eu ainda não tenha CNPJ, vejo que estou no caminho certo rumo à profissionalização pois já é de meu costume proceder positivamente conforme seus questionamentos.
Obrigado por mostrar-me que tenho chances de encarar o mercado de igual para igual com os demais.

Giscard Marcial
Itajubá – MG

Bom dia Vinicius

Muito bom o artigo sobre fotografos de casamentos, muita gente se acha com uma camera na mão sem experiencia e tudo mais…

Sobre o tempo de permanência, o fotografo que fez a cobertura do meu casamento, assim que dissemos sim, ele me disse: parceiro, parabéns, obrigado, agora tenho que voar porque tenho outro casamento. e sobre a alta resolução, algumas sairam boas, e outras, após ampliação você não consegue identificar as pessoas que estão ao fundo nas fotos!

Dicas para fotógrafo para casamentos.

Oi Vinícius

Gostou muito das tuas postagens e acompanho com frequencia.

Poderia me informar onde acho essa legislação de que o fotógrafo tem a obrigação de guardar os arquivos por 5 anos?

Abs

Poxa!
Perguntas tão simples que eu acho que não me daria conta de fazer ao contratar o fotógrafo.
Muito legal o post! 🙂

Carlos Eduardo Sisso

Ótimas dicas, Vini!

Mas uma pergunta:

E se eu sou, realmente, um marinheiro de primeira viagem?

😉

Corretíssimo Vinícius!! Excelente orientação.
Sylvia Queiroz Organização de Casamentos

Ótimo post, Vinícius! É sempre bom se colocar do lado dos noivos pra entender melhor as perspectivas.
Uma pergunta: esse prazo de 5 anos. Não há segundas opiniões que seriam apenas 2 anos esse “prazo obrigatório”?

Deixe o seu comentário

FECHAR MENU