Agenda de workshops e palestras

28/05 | Belo Horizonte/MG | Curso de Fotografia de Casamento: Módulo I – Como fotografar e vender

Hoje a fotografia de casamento é uma das especialidades que mais crescem na fotografia mundial. O glamour vivido pelo profissional do ramo substituiu, há tempos, a marginalização que era encontrada pelos fotógrafos de casamento. Mas este sucesso também é acompanhado de uma responsabilidade ainda maior sobre a qualidade do material produzido.

À medida que o mercado cresce, a concorrência aumenta e os profissionais que vislumbram o sucesso necessitam se destacar no meio da multidão. Para isso é necessário saber divulgar e atender bem ao cliente, além de possuir um trabalho consistente, fruto de conhecimento técnico e muita criatividade. Todos esses fatores é que vão agregar valor ao trabalho de um fotógrafo de casamento.

A maioria dos fotógrafos acha que para ser bem sucedido com a fotografia profissional basta fotografar bem. É aí que mora o perigo. Boa parte do sucesso de um profissional da área, seja ele de casamento ou não, se deve ao fato de ser hábil nas vendas e marketing dos seus serviços. Essa tarefa se torna mais fácil a partir do momento em que ele tem em mãos as ferramentas certas e aprende a utilizá-las de forma eficaz.

O “Guia passo a passo do fotógrafo de casamento bem sucedido”, ministrado por Vinícius Matos, visa encurtar o caminho do sucesso daqueles que querem trabalhar com eventos ou que já trabalham. Sua didática é baseada em quatro dias de aula que intercalam teorias e práticas, simulando as situações reais vividas em making off, igreja e recepção. Além disso, Vinícius irá ensinar ao aluno como montar uma estratégia de marketing e vendas utilizando ferramentas simples, mas eficazes, e com isso fazer com que eles vendam mais.

Conteúdo

Dia 1

Teoria

- Perfil do fotógrafo de casamento e eventos

- Organização e planejamento de um evento

- Dicas valiosas para o fotógrafo de casamento: pulo do gato

- Contando a história do evento passo-a-passo: making, cerimônia e recepção

- Equipamentos necessários e recomendados

- Captando emoção

- Explorando os detalhes

- Desenvolvendo a criatividade

- Humor: ingrediente que não pode faltar

- Divulgação

- Tendências do mercado de casamento

Prática

Making off com uma modelo vestida de noiva (prática realizada em um camarim na própria escola, simulando um salão de beleza).

 

Dia 2

- Prática na Igreja onde Vinícius Matos irá simular uma cerimônia

- Análise das imagens (de volta a sala de aula).

É importante que o aluno tenha domínio da utilização do Flash externo de seu equipamento para o aproveitamento completo do curso.

 

Dia 3

Iluminação com LEDs e Webmarketing

- Na primeira parte da aula Vinícius contará os seus segredos de marketing e divulgação na internet. Ele mostrará na íntegra o seu fluxo de trabalho para divulgação de sua marca e suas imagens na rede. Lembrando que parte da sua ascenção meteórica se deu pela forma como ele domina tais técnicas. Uma demonstração que sempre deixam os alunos super entusiasmados dada a facilidade para colocar em prática e a rapidez com que os resultados são colhidos. Abaixo mais alguns assuntos que serão abordados:

- Como atrair mais clientes

- Maximizando o poder do boca a boca

- Networking: aumentando sua rede de relacionamentos

- Webmarketing, uma ferramenta barata e eficaz: website, blog, newsletter,flickr

- Como vender através das mídias sociais: Twitter, Orkut, Facebook

- Parcerias com outros prestadores de serviço no ramo de casamento

Na segunta parte da aula ele demonstrará uma das suas marcas registradas , sua forma peculiar de iluminar casamentos e noivos. Ele utiliza basicamente LEDS e nessa aula prática dará muitas dicas de como o faz. Os alunos, nessa aula, além de assistí-lo trabalhando poderão colocar a mão na massa e testar os LEDS. Isso facilitará a vida daqueles que querem investir em LEDs mas não sabem o quanto gastar, qual modelo comprar e quanto investir.

 

Dia 4

Vendas, contratos e planejamento do evento

- Preços x descontos

- Vendas passo-a-passo

- Vendas, marketing, edição, contrato e orçamento.

- Fechamento de vendas- Back up

- Planejamento do evento

- As características de um bom Portifólio

- Desenvolvimento de um diferencial perante os concorrentes

- O contrato

 

Prática: Webmarketing ao vivo

- Edição de imagens e passo a passo com prática ao vivo exibindo o fluxo de trabalho do professor Vinícius Matos.